O ouro da judoca Sarah Menezes em Londres 2012 começou no dia em que foi eliminada na primeira

Por: Josivaldo San Dias
Dia 14/07/2020 20h47

O ouro da judoca Sarah Menezes em Londres 2012 começou no dia em que foi eliminada na primeira luta em Pequim 2008. Ao ver o pódio formado na ocasião, a jovem de 18 anos vislumbrou que quatro anos depois poderia estar ali também. “Quando eu perdi a primeira luta (em Pequim), foi um baque, mas teve um lado positivo. Quando vi o pódio da minha categoria, com adversárias que eu já havia vencido, eu vi que dava para estar lá nos próximos Jogos. Aquilo abriu minha visão e acho que foi o momento mais positivo da minha vida”, contou Sarah, que absorveu todas as experiências de Pequim para entrar para a história na edição seguinte como a primeira judoca brasileira campeã olímpica.

Atleta mais novo entre os competidores na época, Arthur Zanetti destacou a estratégia vencedora adotada por ele e seu treinador Marcos Gotto para a conquista da glória definitiva em Londres 2012. Depois de tirar um elemento da série nas eliminatórias, se classificou para a final em quarto, mas o melhor de tudo, sendo o último a competir. “Foi uma estratégia pensada, mas sempre com um risco. No fim acabou tanto tudo certo, foi perfeita. Simplesmente fiz a melhor prova da minha vida e trouxe o ouro”, definiu Zanetti, que relembrou ainda do momento em que viu o nadador americano Michael Phelps no refeitório da Vila e aquilo lhe encheu de motivação. Um encontro com Sarah Menezes já com a medalha de ouro no peito foi outro fator de incentivo para o ginasta chegar ao topo do pódio.

O clima leve do bate-papo foi conduzido pela bicampeã olímpica de vôlei Fabi Alvim, que se impressionou com o relato dos colegas sobre a tranquilidade de seus sonos nas noites anteriores às suas finais olímpicas. “O vôlei é do primeiro ao penúltimo dia e eu comecei dormindo bem, como vocês. Das quartas de final para frente, eu não me lembro mais das noites de sono ininterruptas. Olimpíadas foi a época que eu menos dormi na minha vida. Aí está o segredo da serenidade de vocês, quebraram todos os meus paradigmas”, brincou a ex-líbero.

Veja também:

Confira mais nosticias relacionadas e obitenha mais informações sobre nossa Federação.

Nossas Logomarcas:

Logomarcas: FEKTO, Seleção de Karate do Tocantins, Karatedo Brasil, CBK e WKF

imagem

imagem
imagem
imagem
imagem